Governo Municipal e Senac retomam projeto interrompido pela pandemia e oferecem cursos gratuitos à população
Após quatro anos de espera, unidade móvel de Moda e Beleza volta à Serranópolis do Iguaçu com cursos profissionalizantes
Secretaria de Assistência Social
qui, 31 jul 2025 - 14:43 | atualizado qui, 31 jul 2025 - 17:14
.jpg)
Na manhã desta quinta-feira (31), a cena que se desenrolou nas proximidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Serranópolis do Iguaçu teve sabor de recomeço. Após mais de quatro anos de espera, o município recebeu novamente a unidade móvel de Moda e Beleza do Senac — uma estrutura moderna e equipada para oferecer cursos de manicure, pedicure, escova e cabelo. A cerimônia de entrega das chaves, marcada por discursos emocionados e pela expectativa de alunas matriculadas, celebrou não apenas a chegada da carreta, mas também o resgate de uma promessa feita em 2020 e interrompida pela pandemia de Covid-19.
A primeira vinda da unidade ao município, naquele ano, foi frustrada por um decreto de lockdown que interrompeu os cursos antes mesmo que pudessem ser concluídos. O veículo permaneceu estacionado por cerca de dois meses, na esperança de uma retomada que acabou sendo adiada indefinidamente. Para o gerente executivo do Senac Medianeira, Junior Rosso, retornar a Serranópolis em 2025 é uma missão pessoal e institucional.
“Em março de 2020 instalamos esta mesma unidade móvel aqui, com toda uma programação de cursos. Mas, com o início da pandemia, tivemos que recolher tudo. Desde então, ficamos com a sensação de que estávamos em débito com a população”, afirmou Rosso. “Hoje, a carreta retorna completamente reformada, com equipamentos modernos e o mesmo objetivo: levar desenvolvimento e qualificação para a comunidade”, concluiu.
Durante a solenidade, autoridades municipais como o vice-prefeito municipal, Nilson Konig, a secretária municipal de Administração, Marieli Joana Elsenbach, e a secretária municipal de Assistência Social, Janete Roberti, estiveram presentes para oficializar a entrega da carreta. Ao fim dos discursos, os participantes acompanharam a tradicional cerimônia de corte da fita, dando início simbólico às atividades da unidade.
Segundo Roberti, os cursos oferecidos são gratuitos, com turmas nos períodos da tarde e da noite, e com vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (1º), diretamente no CRAS. “Ficamos felizes e até surpresos com o retorno da carreta. Mesmo que os cursos sejam diferentes dos planejados em 2020, são de excelente qualidade”, disse a secretária.
Entre os olhares curiosos que exploravam o interior da carreta — equipada com bancadas, espelhos, cadeiras profissionais e utensílios — estava o da aluna, Elsa Carbonera. Com entusiasmo, ela compartilhou suas expectativas para o curso.
“Vou fazer manicure e também escova e cabelo. Estou ansiosa. É uma chance de se especializar, de aprender mais e, quem sabe, até trabalhar na área. Nunca tinha visto uma estrutura assim. É equipada com tudo o que precisamos e, o melhor, está aqui em Serranópolis. Não precisamos nos deslocar até Medianeira”, disse.
A unidade permanecerá no município por 30 dias, período em que os cursos serão realizados.