Ouvidoria
O município de Serranópolis do Iguaçu mantem um canal de comunicação direto entre a sociedade e o governo municipal através da ouvidoria pública, visando garantir transparência, eficiência e melhoria dos serviços prestados, promover a participação cidadã, aprimorar a gestão pública e fortalecer a democracia. Ela atua como um mecanismo de controle social, onde cidadãos podem reportar problemas, fazer sugestões, elogios ou reclamações sobre os serviços públicos oferecidos.
No âmbito federal, a Lei 13.460/2017 estabelece as diretrizes básicas para a participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos, garantindo a existência de ouvidorias. Essas ouvidorias devem ser acessíveis, imparciais, autônomas e de fácil utilização, seja por meio digital, como um site específico, e presencial, para quem preferir o atendimento pessoal.
O funcionamento de uma ouvidoria pública envolve processos bem definidos, como o recebimento das manifestações, o registro e encaminhamento para as áreas responsáveis. É fundamental que haja um sistema eficiente de gestão de demandas, com prazos claros para resposta e solução dos problemas apresentados.
Além disso, é papel da ouvidoria manter o sigilo das informações recebidas, exceto quando necessário para a devida apuração do caso. Ela também deve fornecer feedback aos cidadãos que fizeram as manifestações, informando as medidas adotadas e os resultados alcançados.
A atuação da ouvidoria pública contribui diretamente para a melhoria da gestão dos serviços, pois permite identificar falhas, propor correções e ajustes necessários. Ela funciona como um termômetro da qualidade do atendimento ao cidadão e ajuda a aprimorar a transparência e accountability nas instituições públicas.
Ao optar pela ouvidoria digital, a prefeitura facilita o acesso e a comunicação com os cidadãos, tornando o processo mais ágil e eficiente. Por outro lado, o atendimento presencial também é importante para aqueles que preferem o contato direto ou que necessitam de assistência para formular suas demandas.
Para reportar problemas, fazer sugestões, elogios ou reclamações sobre os serviços públicos oferecidos, clique e acesse o protocolo digital, sistema que possibilite registrar a sua demanda.
Links para conteúdos, páginas e serviços
Lista de links de acesso rápido para conteúdos, páginas e serviços digitais disponíveis para o conteúdo selecionado.
Locais, atendimento e contatos
Ouvidoria
Endereço: Avenida Santos Dumont, 2021 - Área Central
Atendimento
Segunda a sexta-feira (exceto feriados): 07h30 às 12h / 13h30 às 17h
E-mail
ouvidoria@serranopolis.pr.gov.br
Telefones
(45) 3236-8383
Protocolo Digital
Diário Oficial
Ouvidoria
Legislação municipal
Portal da Transparência
IPTU
Endereços e Contatos
Concursos e PSS
Georreferência
Licitações
Assistência Social
Saúde
Transporte Escolar
FUNDEB
Servidor
Cultura
Calendário de eventos
Serviço veterinário
Meio ambiente
Alvará
Consulta CADIN
Sala Digital SEBRAE
Consulta Optante Simples Nacional
Sala do Empreendedor
Certidões e Inscrições
Imprima o CNPJ
Portal do MEI
NFS-e ME
NFS-e MEI
NF-e
Autenticar Documentos
Consulta Cadastral
Emissão de certidões
2ª via de Carnê
Consulta de débitos