História do Município
O Município de Serranópolis do Iguaçu está localizado no Extremo Oeste do Estado do Paraná. Resultante da união dos dois Distritos Administrativos desmembrados de Medianeira, Flor da Serra e Jardinópolis, cuja junção, somada ao Parque Nacional do Iguaçu, deu origem ao nome de Serranópolis do Iguaçu.
O Município de Serranópolis do Iguaçu apresenta uma trajetória marcada por grandes conquistas, onde prevaleceu sempre o espírito do trabalho e da união, na busca das soluções comuns a todos. A Emancipação Política Administrativa consolidou-se em 1º de janeiro de 1997, com a primeira legislatura. No início da colonização, a população era exclusivamente de gaúchos e catarinenses, mais tarde passou a receber as migrações do norte do Estado, formando aos poucos uma rica etnia, com pessoas das mais diversas origens, predominando os descendentes de italianos e alemães. A base econômica do município é caracterizada pela agricultura e pela pecuária, sendo a agricultura a principal fonte de renda do município. O cidadão que nasce em Serranópolis do Iguaçu, é chamado de Serranopolitano.
Comarca que pertence: Medianeira
Microrregião geográfica: Foz do Iguaçu
Características do Município
Emancipação: 07/12/1995
Instalação: 01/01/1997
Comemoração: 22/10
Desmembrado de: Medianeira
Posição e Extensão Geográfica
Altitude: 300m
Área do Parque Nacional do Iguaçu (Km2): 287,63 Km2
Área Total (Km2): 477 Km2
Limites
Sul: Capanema e Argentina
Norte: Medianeira
Leste: Matelândia
Oeste: São Miguel do Iguaçu
A fundação do perímetro urbano de Flor da Serra deu-se através da Colonizadora Industrial e Agrícola Bento Gonçalves Ltda, o restante do então distrito de Medianeira foi colonizado em parte pela Indústria e Agrícola Bento Gonçalves e outra parte pela Colonizadora Matelândia, ambas oriundas do estado do Rio Grande do Sul. O início da demarcação destas terras, pertencentes à Gleba Iguaçu, deu-se em Meados de 1954.
A localidade de Jardinópolis surgiu através da ocupação liderada por agricultores oriundos do Sudoeste paranaense e dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que ali fixaram suas posses em parte da Gleba Silva Jardim, defendendo-as de "grileiros", culminado com um conflito, conhecido popularmente como a Revolta de 61. Após anos de instabilidade e insegurança, em 1962, o IBRA (Instituto Brasileiro de Reforma Agrária) atual INCRA, começou a demarcar e expedir títulos definitivos aos posseiros. Neste momento se regularizou os perímetros urbanos de Jardinópolis, que também teve origem na divisão desordenada e comercialização de posses.
Bairros
O surgimento destas localidades foi possível graças a abertura da estrada - hoje PR-495, em 1955 que ligou o perímetro urbano de Medianeira ao entroncamento da antiga estrada Guarapuava-Foz do Iguaçu com a Estrada do Colono (Divisa do Parque). Com esta estrada foi possível a construção do perímetro urbano de Flor da Serra e a formação do povoado de Jardinópolis.
A vida política de Flor da Serra e Jardinópolis progrediu rapidamente. Já em 23 de setembro de 1964, através da Lei Estadual n 4.930 (DIOE n 168, 25-9-64), Flor da Serra foi elevada a categoria de distrito administrativo e, Jardinópolis, em data de 13 de janeiro de 1967, pela Lei Estadual n 5.471 (DIOE n 260, 14-1-67).
Sua população, no início, era formada quase que exclusivamente por gaúchos e catarinenses. Mais tarde passou a receber as migrações do Norte do Paraná, de onde procediam os "nortistas", e assim formou-se aos poucos uma rica etnia com pessoas das mais diversas origens, predominando os descendentes de italianos e alemães.
Atualmente, Flor da Serra e Jardinópolis são considerados bairros de Serranópolis do Iguaçu. (Informações contidas no "histórico do município de Serranópolis do Iguaçu", da Biblioteca Pública Municipal)
Protocolo Digital
Diário Oficial
Ouvidoria
Legislação municipal
Portal da Transparência
IPTU
Endereços e Contatos
Concursos e PSS
Georreferência
Licitações
Assistência Social
Saúde
Transporte Escolar
FUNDEB
Servidor
Cultura
Calendário de eventos
Serviço veterinário
Meio ambiente
Alvará
Consulta CADIN
Sala Digital SEBRAE
Consulta Optante Simples Nacional
Sala do Empreendedor
Certidões e Inscrições
Imprima o CNPJ
Portal do MEI
NFS-e ME
NFS-e MEI
NF-e
Autenticar Documentos
Consulta Cadastral
Emissão de certidões
2ª via de Carnê
Consulta de débitos