MEDIANEIRA TEM 104 CASOS CONFIRMADOS DE DENGUE
é o maior índice de todos os tempos e o número de infectados cresce dia após dia; mutirão emergencial começou ontem
Secretaria de Saúde
sex, 26 fev 2010 - 06:46
Boletim divulgado ontem pela 9ª Regional de Saúde revela que 104 pessoas estão com dengue em Medianeira. Pelo menos outras cem pessoas estão com os sintomas e aguardam os resultados dos exames. Há suspeita de um caso de dengue hemorrágica, a forma mais violenta da doença e que pode matar em 24 horas. Esse é o maior surto registrado em todos os tempos na cidade. Em 2002, 64 casos haviam sido confirmados. A falta de cuidados da população e o clima quente e chuvoso são as causas do alto índice. Neste ano, três tipos do vírus estão circulando no município (Den 1, Den 2 e Den 3), coisa que não acontecia também desde 2002, informa a diretora da 9ª Regional em Foz, Anice Nagib Gazzaoui.
Os doentes começaram a se multiplicar nas últimas semanas e dia após dia surgem novos casos, informa a secretária de Saúde de Medianeira, Dayse Alberton Cavalleri. Anteontem, em reunião, a Regional de Saúde cogitou até mesmo a possibilidade de decretar estado de emergência no município. Isso para conseguir recursos e atenção do governo do Estado sobre a questão.
Ontem, um mutirão de emergência começou a ser realizado, em parceria entre poder público municipal e 9ª Regional de Saúde, para tentar minimizar o problema. Cinco máquinas costais, duas caminhonetes fumacê, além de caminhões e cerca de 100 pessoas estão percorrendo as ruas e casas da cidade para recolher criadouros do mosquito e passar veneno nos quintais.
A ação conjunta segue hoje e amanhã em toda a cidade e depende também do apoio da comunidade, já que os agentes de endemias e as agentes comunitárias de saúde precisam entrar nos quintais para fazer as vistorias. “Algumas pessoas não deixam os agentes entrarem nas casas e isso impossibilita o trabalho”, conta a secretária.
De acordo com a diretora da 9ª Regional, a hora é de ‘arregaçar as mangas’ para que o pior não aconteça. “A dengue pode matar e a situação de Medianeira é preocupante. Se não agirmos logo, a situação pode piorar”, destaca. Ela fala da população e do poder público, que precisam se unir para acabar com o mosquito. “O município e o Estado estão fazendo sua parte. Agora, depende também da população. As pessoas precisam limpar seus quintais e, além disso, fiscalizar os quintais do vizinho. A dengue é um problema de todos”, pontua.
A partir da semana que vem, o trabalho de passar o veneno e retirar os possíveis criadouros dos quintais continua apenas com pessoal da prefeitura.
Os locais com maiores índices de pessoas que contraíram a doença são nos bairros Condá, Centro e Belo Horizonte. Porém, explica o diretor da Vigilância Sanitária, Alan do Nascimento, hoje a situação já está generalizada. “Temos problemas em toda a cidade”, diz.
De acordo com ele, são 16 agentes de endemias que trabalham sem recesso, desde o ano passado, para tentar controlar os focos. Outras 77 agentes comunitárias de saúde percorrem as casas orientando os moradores sobre a necessidade de eliminar os criadouros.
Garrafas, pneus, latas, tampas, calhas e qualquer outro objeto que acumule água podem se tornar um criadouro do mosquito da dengue. As caixas d’água devem permanecer limpas e tampadas. “A população precisa se conscientizar e manter a limpeza dos lotes em dia”, avalia.
Os proprietários de terrenos sem construções também são obrigados a manter a limpeza e, caso isso não ocorra, poderão ser multados. “Tem que multar quem não faz a sua parte”, entende Anice.
Giuliano De Luca
Da Redação
26/02/2010
Protocolo Digital
Diário Oficial
Ouvidoria
Legislação municipal
Portal da Transparência
IPTU
Endereços e Contatos
Concursos e PSS
Georreferência
Licitações
Assistência Social
Saúde
Transporte Escolar
FUNDEB
Servidor
Cultura
Calendário de eventos
Serviço veterinário
Meio ambiente
Alvará
Consulta CADIN
Sala Digital SEBRAE
Consulta Optante Simples Nacional
Sala do Empreendedor
Certidões e Inscrições
Imprima o CNPJ
Portal do MEI
NFS-e ME
NFS-e MEI
NF-e
Autenticar Documentos
Consulta Cadastral
Emissão de certidões
2ª via de Carnê
Consulta de débitos