Serranópolis do Iguaçu forma 26 alunos em cursos do Qualifica Paraná
Programa estadual oferece bolsas e capacitação profissional em áreas técnicas
Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo
qui, 09 out 2025 - 08:33 | atualizado qui, 09 out 2025 - 08:54

A cerimônia de formatura dos alunos do programa Qualifica Paraná foi realizada nesta terça-feira (7), no Centro de Cultura Loreci Teresinha Sehn Morás. Na ocasião, foram entregues 26 certificados referentes aos cursos de Tecnologia em Elétrica Automotiva e Sistema de Injeção Eletrônica.
O Qualifica Paraná é uma iniciativa do Governo do Estado que oferece cursos gratuitos de capacitação profissional por meio de unidades móveis, conhecidas como “carretas do conhecimento”. Em Serranópolis do Iguaçu, a ação contou com o apoio do Governo Municipal e articulação da Câmara de Vereadores, com as aulas sendo ministradas pelo Senai.
Os participantes que concluíram a formação com 100% de presença receberam uma bolsa no valor de R$ 1.008,00. O montante é proporcional à frequência, sendo reduzido em caso de faltas, conforme os critérios estabelecidos pelo programa estadual. Na ocasião, estiveram presentes representantes municipais, do estado, os formandos e também a Sala do Empreendedor, divulgando as ações desenvolvidas no município.
Durante a solenidade, o secretário do trabalho, qualificação e renda do Paraná, Paulo Rogério do Carmo, destacou a abrangência da iniciativa:
“Hoje, em Serranópolis do Iguaçu, estamos formando mais 26 pessoas que participaram deste grande curso que está sendo levado para todo o estado do Paraná. Temos 48 carretas percorrendo os 399 municípios, porque o Paraná é terra de gente que trabalha e cuida”.
O vice-prefeito municipal, Nilson Mario Konig, destacou que o investimento impacta positivamente municípios pequenos. “Estamos vivenciando um momento hoje em que municípios menores são acolhidos com formação, com capacitação. É muito importante que tenhamos esse aporte, já que também temos muita gente com potencial que precisariam buscar qualificação lá fora”.