Serranópolis do Iguaçu integra oficina para mapeamento da Rota Turística Caminhos do Peabiru
Município participa da construção do traçado que ligará Matelândia a São Miguel do Iguaçu, com conexão com a rota da Fé
Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo
qua, 06 ago 2025 - 13:48
No último dia 4 de agosto, representantes da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Serranópolis do Iguaçu participaram de uma oficina de mapeamento da Rota Turística Caminhos do Peabiru. A atividade faz parte do processo de implementação de um dos projetos turísticos mais emblemáticos do Estado do Paraná, que resgata e valoriza caminhos históricos utilizados por povos originários.
O evento foi promovido pela Secretaria de Turismo do Paraná – Setu e contou com formação teórica e prática sobre a rota, que ligará o município de Matelândia a São Miguel do Iguaçu, passando por Serranópolis. Durante o trajeto, a rota ainda se conecta com a tradicional Rota da Fé, que vem de Medianeira, criando um intercâmbio entre os circuitos religiosos e históricos da região oeste do Paraná.
Durante a manhã, os participantes receberam orientações da equipe da FADEC, entidade da Universidade Estadual de Maringá (UEM) responsável pela execução do projeto no estado. A formação abordou o contexto histórico e cultural dos Caminhos do Peabiru — rota milenar que antecede até mesmo a chegada dos colonizadores ao Brasil, sendo utilizada por povos indígenas como passagem rumo às cordilheiras dos Andes, no Peru.
Segundo a secretária de Indústria, Comércio e Turismo de Serranópolis, a atividade foi fundamental para compreender a importância do traçado e como o município será integrado a esse circuito histórico e cultural. “Tivemos a oportunidade de entender a origem e os objetivos do projeto, e à tarde realizamos uma oficina prática, com o levantamento de possíveis caminhos e ramificações que vão permitir a passagem pela zona rural do município, interligando as nossas propriedades, o que vai impulsionar o turismo regional”, explicou.
Além da equipe da secretaria, participaram da oficina os membros do Conselho Municipal de Turismo - Comtur e do Grupo de Trabalho de Implantação do Caminhos do Peabiru, Claudete Zílio, Maria Aparecida Roberti Rustich e Adesio Isidoro. O grupo representou o município no processo de adesão ao programa do Governo do Estado e contribuiu com o levantamento de trajetos que futuramente serão apresentados ao Comtur e ao circuito turístico regional para validação.
A iniciativa faz parte de um esforço coletivo para valorizar a história, impulsionar o turismo local e integrar Serranópolis do Iguaçu às grandes rotas turísticas do Paraná. A próxima etapa do projeto será a definição dos caminhos oficiais e das propriedades que poderão receber visitantes, consolidando o município como um ponto estratégico no Caminhos do Peabiru.



Protocolo Digital
Diário Oficial
Ouvidoria
Legislação municipal
Portal da Transparência
IPTU
Endereços e Contatos
Concursos e PSS
Georreferência
Licitações
Assistência Social
Saúde
Transporte Escolar
FUNDEB
Servidor
Cultura
Calendário de eventos
Serviço veterinário
Meio ambiente
Alvará
Consulta CADIN
Sala Digital SEBRAE
Consulta Optante Simples Nacional
Sala do Empreendedor
Certidões e Inscrições
Imprima o CNPJ
Portal do MEI
NFS-e ME
NFS-e MEI
NF-e
Autenticar Documentos
Consulta Cadastral
Emissão de certidões
2ª via de Carnê
Consulta de débitos