Doação de Sangue cai no Paraná e ações são realizadas para incentivar o ato em Serranópolis do Iguaçu
Secretaria de Saúde
ter, 02 jun 2020 - 10:50
O mês de junho é historicamente considerado o mês de incentivo à doação de sangue, porém, a divulgação dos números de doações de janeiro a maio deste ano (2020) gerou uma grande preocupação, pois foram doadas aproximadamente 11 mil bolsas de sangue a menos em comparação ao mesmo período de 2019.
O Governo Municipal de Serranópolis do Iguaçu anunciou na manhã desta segunda-feira (01), que irá intensificar as ações de incentivo à doação de sangue no município através de campanhas nas redes sociais. Um exemplo disso é a mudança da cor do Portal da Transparência do município que já está sendo exibida na cor vermelha.
Para a voluntária Rosani Utzig da ADOSSI - Associação dos Doadores de Sangue de Serranópolis do Iguaçu, a doação de Sangue é necessária para que vidas sejam salvas, "A importância de se doar sangue é imensa, sabendo que é um bem precioso e pode salvar muitas vidas. Cada doação pode salvar até quatro vidas", reitera Rosani.
A atuação da ADOSSI consiste em manter uma lista de doadores de sangue e intermediar o contato com as pessoas que precisam repor o sangue utilizado por seus familiares.
Depois de intermediar os contatos entre os doadores, família e banco de sangue, a Associação repassa a listagem para a Secretaria de Saúde do Município, que faz o transporte dos pacientes até o local de doação.
Segundo o secretário municipal de saúde Alex Roveda, o município não mede esforços para ajudar nessa causa, "A Secretaria Municipal de Saúde mantém o transporte de doadores de sangue sempre que necessário, ajudando a quem precisa, salvando vidas. O objetivo é ampliar sim as doações, por isso a colaboração da população é necessária.", finaliza o secretário.
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.
Para doar sangue é necessário estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:
- Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
- Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
- A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para a mulher.
- O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
Para mais informações acesso o site do Ministério da Saúde: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-sangue
Protocolo Digital
Diário Oficial
Ouvidoria
Legislação municipal
Portal da Transparência
IPTU
Endereços e Contatos
Concursos e PSS
Georreferência
Licitações
Assistência Social
Saúde
Transporte Escolar
FUNDEB
Servidor
Cultura
Calendário de eventos
Serviço veterinário
Meio ambiente
Alvará
Consulta CADIN
Sala Digital SEBRAE
Consulta Optante Simples Nacional
Sala do Empreendedor
Certidões e Inscrições
Imprima o CNPJ
Portal do MEI
NFS-e ME
NFS-e MEI
NF-e
Autenticar Documentos
Consulta Cadastral
Emissão de certidões
2ª via de Carnê
Consulta de débitos