Dança para terceira idade foi implantada em Serranópolis
Secretaria de Educação, Cultura e Esportes
qui, 10 mai 2018 - 09:12
A Administração Municipal de Serranópolis do Iguaçu, através do Departamento de Cultura, não para de inovar. Por ser um Município que se preocupa com o bem estar da população, lembrando-se sempre dos nobres pioneiros que trilharam a Estrada do Colono”, ou seja, os vovôs e vovós deste local tem a oportunidade e o estímulo à dança através de várias ações, com a implantação da Oficina de Dança Tradicionalista para a Terceira Idade, cujas aulas iniciaram no mês de abril, sendo conduzidas pelo Professor Patrick Chagas de Lima, no Centro de Cultura.
Nossos mais novos alunos estão se divertindo e se inspirando com esta nova oficina. Deste modo, reforçamos o convite a todos os interessados em deixarem-se conduzir pela música e pela dança, mantendo o corpo e a mente saudável e feliz. Quem tiver interese deve procurar o Departamento de Cultura junto ao Centro de Cultura.
A TERCEIRA IDADE EXIGE CUIDADOS ESPECíFICOS
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a terceira idade chega a partir dos 65 anos. Com essa idade, surgem algumas limitações que podem colocar em risco a qualidade de vida do indivíduo. Se não houver adequação de hábitos físicos e alimentares, várias doenças podem surgir nesse período, como: hipertensão, obesidade e osteoporose, entre outras. Já as atividades físicas – principalmente as praticadas em grupos – surgem como um dos principais benefícios à saúde física e mental.
Antigamente, imaginava-se que apenas exercícios como a hidroginástica e a caminhada deveriam ser recomendados aos idosos, por apresentarem impactos físicos limitados e fluxo moderado. Hoje, no entanto, a gama de possibilidades aumentou e a dança cumpre um papel fundamental para o aumento da autoestima dessas pessoas.
Um dos principais diferenciais da dança é o estímulo ao convívio social, algo fundamental para quem chega à terceira idade. Em alguns casos, o idoso pode sentir-se solitário ou abandonado, já que passa mais tempo em casa e não mantém a rotina atribulada de outros tempos. E uma das principais consequências acaba sendo a depressão.
Nesse sentido, a dança surge como um forte estímulo físico e emocional, promovendo a integração de várias pessoas que, afinal, podem ter muito em comum e criar assim novos laços de amizade, gerando um novo ciclo de independência e autonomia na vida dos idosos.
Principais benefícios da dança para os idosos:
– Bem-estar físico e emocional;
– Exercício de vários grupos musculares;
– Ganhos de agilidade e na coordenação motora;
– Melhorias à atividade cardiorrespiratória;
– Estímulo à atenção e à memória;
– Incentivo à concentração e melhora no equilíbrio;
– Ajuda no combate à depressão e melhora a autoestima.
Mais fotos, clique aqui.
Protocolo Digital
Diário Oficial
Ouvidoria
Legislação municipal
Portal da Transparência
IPTU
Endereços e Contatos
Concursos e PSS
Georreferência
Licitações
Assistência Social
Saúde
Transporte Escolar
FUNDEB
Servidor
Cultura
Calendário de eventos
Serviço veterinário
Meio ambiente
Alvará
Consulta CADIN
Sala Digital SEBRAE
Consulta Optante Simples Nacional
Sala do Empreendedor
Certidões e Inscrições
Imprima o CNPJ
Portal do MEI
NFS-e ME
NFS-e MEI
NF-e
Autenticar Documentos
Consulta Cadastral
Emissão de certidões
2ª via de Carnê
Consulta de débitos