Saude  -  Segunda-Feira, 07 de Maio de 2012

SAMU passa a atender Serranópolis do Iguaçu

Uma Unidade Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi implantada em Medianeira, atendendo também o nosso Município

SAMU passa a atender Serranópolis do Iguaçu

 

Desde o dia 02 de maio os serranopolitanos podem discar 192 para solicitar atendimento a situações de urgência de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental. A ligação é gratuita e atende pacientes na residência, no local de trabalho, na via pública, ou seja, através do telefone 192 o atendimento chega ao usuário onde este estiver.

Quando ligar o solicitante será atendido por um médico em Foz do Iguaçu, na Central Reguladora, que passará as devidas orientações, tanto para a vítima quanto para a equipe da Unidade Base de Medianeira, que atenderá a ocorrência. É este profissional que define o tipo de atendimento, ambulância e equipe adequados a cada caso.

A equipe para atendimento conta com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, todos devidamente capacitados e com treinamentos permanentes. O suporte é feito por duas ambulâncias, sendo que uma delas é caracterizada como “UTI Móvel”.

Segundo o Ministério da Saúde, “a equipe presta atendimento no menor tempo possível já no local, ainda fora do ambiente hospitalar, salvando vidas e diminuindo sequelas. O programa oferece o direcionamento para o serviço mais próximo e adequado, assim a equipe que está na ambulância ganha tempo, o que é crucial em emergências”.

As emergências de trauma, como acidentes de trânsito em geral e quedas de nível, continuarão sendo atendidas pelo Siate de Corpo de Bombeiros, através do 193.

 

 

Notícias relacionadas listar mais notícias

  • 15Mar

    Gravidez na adolescência é debatida nos Colégios Estaduais

    continuar lendo
     
  • 14Mar

    Grupo de Gestantes recebe Kits Maternidade em Serranópolis do Iguaçu

     

     

    continuar lendo
     
  • 14Mar

    Absorventes gratuitos podem ser retirados na Farmácia Popular em Serranópolis do Iguaçu

    continuar lendo