Saude  -  Quarta-Feira, 09 de Dezembro de 2009

Serranópolis elege novos Conselheiros de Saúde

Serranópolis do Iguaçu realizou a conferência municipal de saúde

Serranópolis elege novos Conselheiros de Saúde
Com a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, Serranópolis do Iguaçu realizou no dia de ontem a conferência municipal de saúde. Grupos de diversos segmentos do município estiveram presentes durante todo o dia discutindo e apresentando sugestões sobre ações públicas na área da saúde. As conferências, assim como os conselhos de saúde, foram instituídas como instâncias colegiadas do Sus pela lei 8.142/90. Com este embasamento legal, as conferências de saúde surgem como exercício do controle social, com o papel de formular diretrizes da política nas esferas federal, estadual e municipal. Existe uma periodicidade legal para a realização de conferências: no nível municipal, elas devem acontecer, no máximo, de dois em dois anos; no nível estadual, de dois em dois anos; no nível nacional, de quatro em quatro anos. É por meio das conferências de saúde que a sociedade tem a oportunidade de discutir e apontar problemas de saúde que precisam ser resolvidos, bem como sugerir políticas a serem adotadas. As decisões das conferências devem orientar as ações dos governantes e servir como referência para elaboração dos planos de saúde. Esse trabalho em Serranópolis do Iguaçu começou com as pré-conferências que designou delegados e terminou com a realização da conferência e escolha dos membros do conselho municipal, além dos delegados que participarão na conferência estadual. Seis grupos formados por diversos segmentos da sociedade discutiram sobre as ações públicas na área da saúde em Serranópolis do Iguaçu. E esses grupos representaram os mais diversos setores do município, interessados em debater as políticas públicas de saúde em favor de toda a comunidade. foram eleitos para compor o conselho municipal como membros titulares, Vera Lucia Fracaro, Antônio Viar, Itacir Binotto, Osmandil dos santos, Nelsi Thiemann, Loreni Ferri, Franciele Maciel Cesar, Leandro Schwenk, Mirieli Joana Elsenback, Ivete Maria Ritter, Tereza Miriam Riboldi e Rosângela Fiametti.

05/11/2009