Município de Serranópolis do Iguaçu 

Meio Ambiente  -  Quarta-Feira, 21 de Setembro de 2011

Dia da árvore é comemorado com plantio da árvore símbolo

Em Serranópolis do Iguaçu foram plantados ipês roxos no Dia da Árvore

Dia da árvore é comemorado com plantio da árvore símbolo

 

Para marcar o Dia da Árvore, no ano que a ONU (Organização das Nações Unidas) declarou como “Ano Internacional das Florestas”, a Administração Municipal de Serranópolis do Iguaçu organizou o plantio de mudas de ipê-roxo. A árvore, recém escolhida como símbolo do município, foi plantada pelo Prefeito Municipal, José Arlindo Sehn, com a ajuda de alunos, no pátio da Escola Municipal Serranópolis do Iguaçu; e pelo vice-prefeito e Secretário de Saúde, Luiz Ferri, e o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ivo Roberti, no Paço Municipal.

Dia 21 de setembro é o Dia da Árvore no hemisfério sul, relacionado ao início da primavera, quando as plantas se recuperam do inverno e voltam a florescer. Esta comemoração foi instituída no Brasil pelo decreto 55.795 de 24 de fevereiro de 1965, com o objetivo de “difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da Pátria e no bem estar dos cidadãos”, conforme o texto do decreto. 

Seguindo os objetivos do decreto, e ainda, promovendo a árvore que foi escolhida pela população para representá-la, José Sehn lembrou a importância da valorização do meio ambiente, que quando preservado através do desenvolvimento sustentável, proporciona uma melhor qualidade de vida.

A tecnóloga ambiental, Marcilene Neumann Schoeler, destacou que: “esta é uma oportunidade importante para trabalhar com a educação ambiental, despertando nas crianças o respeito pelas árvores, e ainda estimulando o reconhecimento e os vínculos de carinho pela árvore símbolo do município”.

O ipê-roxo

A árvore tem tradição local, pois além de ser nativa, contam os pioneiros, inspirou a escolha do nome do Bairro Flor da Serra. Nunca houve uma quantidade muito expressiva de exemplares, porém, pela imponência das flores que destacam em meio ao verde, ela chama a atenção de qualquer observador. Sua beleza é hoje representada por árvores nativas encontradas em reservas florestais e pelos exemplares plantados na margem da ciclovia do município.
            No dia 19 de setembro a Câmara Municipal de Serranópolis do Iguaçu aprovou o projeto de lei do executivo, que depois de promover a votação popular da árvore símbolo do município no mês de agosto, buscou a oficialização da eleição.

            O ipê-roxo também é conhecido por outros nomes, de acordo com a região pode ser chamado: ipê-rosa, pau-d’arco, ipê-una, casquinho, ipê-roxo-da-mata, cabroe, ipê-de-flor-roxa, ipê-mirim, ipê-preto, ipê-tabaco, ipeúva-roxa, peúva, peúva-roxa, guaraíba, ipê-piranga, ipê-uva, pau-d’arco-rosa, pau-d’arco-roxo e piúva. Na Argentina, iapacho e no Paraguai, iapacho negro.

 

Veja mais fotos na Galeria de Fotos: http://www.serranopolis.pr.gov.br/galeria_fotos/50/dia-da-%C3%81rvore

 

Notícias relacionadas listar mais notícias

  • 19Jun

    Natureza exibe sua beleza e surge como símbolo de esperança em tempos de pandemia

    continuar lendo
     
  • 06Mai

    Coleta de lixo reciclável é retomada no interior de Serranópolis do Iguaçu

    continuar lendo
     
  • 30Abr

    Calendário para recebimento de Embalagens de Agrotóxicos

    continuar lendo