Meio Ambiente  -  Terça-Feira, 23 de Novembro de 2021

Logística Reversa: Onde e como descartar as lâmpadas velhas?

<p>Logística Reversa: Onde e como descartar as lâmpadas velhas?</p>

Com objetivo de preservar o meio ambiente adotando práticas sustentáveis, a Associação de Reciclagem de Serranópolis do Iguaçu, ASSESI, firmou parceria com a Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação) para disponibilizar ao município um ponto de entrega de lâmpadas velhas.
Através da iniciativa da ASSESI, a população poderá dar o destino corretos as lâmpadas queimadas, levando o material até a referida unidade ou disponibilizando embalagem correta e identificada para a recolha periódica de recicláveis, que ocorrem todas as terças e quintas-feiras.
Segundo a técnica responsável pelo setor de reciclagem, Andréia Stadler, "Esta parceria é um avanço muito importante para o nosso município e para a ASSESI, pois não tínhamos coleta de lâmpadas, e nem a destinação para este tipo de material, que se torna perigosa por conter componentes tóxicos. Através do descarte do material no ponto de coleta, resolveremos este problema dando destinação correta às lâmpadas e contribuindo para a preservação do meio ambiente, pois, possibilitará que a associação juntamente com a Reciclus faça a logística reversa retornando seus componentes para o setor produtivo como matéria-prima ou insumo, não sendo necessária a extração de novos recursos naturais", conclui.
A Reciclus surgiu a partir da assinatura da Lei PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e de um Acordo Setorial para implementação do Sistema de Logística Reversa de Lâmpadas que contém mercúrio em sua composição. O objetivo principal é melhorar a prática de hábitos de consumo sustentável, promover o aumento da reciclagem e economia circular.
É de suma importância que a população tome alguns cuidados com o armazenamento das lâmpadas para que os agentes ambientais façam a recolha das mesmas. Vejam algumas dicas importantes:
• Para o descarte correto, as lâmpadas devem ser embaladas preferencialmente em caixas de papelão devidamente fechadas e identificadas.
• Não armazene as lâmpadas em embalagens individuais ou em conjunto de poucas unidades, e nem as amarre com fitas ou em plástico bolha;
• Nunca quebre as lâmpadas! Este procedimento pode contaminar o ambiente e expor os moradores e prestadores de serviço a riscos de saúde;
• Se alguma lâmpada quebrar acidentalmente no momento do descarte evite varrer o local, pois se deve evitar que o pó que estava dentro da lâmpada espalhe a fim de facilitar a volatilização do mercúrio;
• Evite armazenar lâmpadas inteiras ou quebradas em tambores. Tambores facilitam a quebra acidental e os metais contidos nelas podem contaminar o ambiente;
• Evite escorar lâmpadas em paredes, pois podem tombar e quebrar;
• Evite misturar mais de um tipo de lâmpada em um mesmo recipiente;
• Jamais cole fitas adesivas nas lâmpadas. A cola dificulta o processo de reciclagem do vidro;
• Não misture outro tipo de resíduo com as lâmpadas;
• Jamais utilize aspirador de pó para limpar resíduos de quebra acidental por lâmpadas.

 

Notícias relacionadas listar mais notícias

  • 08Nov

    Coleta de Lixo Eletrônico

    continuar lendo
     
  • 02Set

    Municípios lindeiros discutem nova concessão do Parque Nacional do Iguaçu

    continuar lendo
     
  • 26Ago

    Serranópolis do Iguaçu recebe caminhão que será utilizado na coleta seletiva

    continuar lendo