Obras  -  Terça-Feira, 15 de Junho de 2021

Boletim Epidemiológico Covid-19 - 380 - 15 de Junho de 2021

<p>Boletim Epidemiológico Covid-19 - 380 - 15 de Junho de 2021</p>

A Secretaria Municipal de Saúde informa sobre a situação da Covid-19 em Serranópolis do Iguaçu:
- 05 suspeitos*
- 579 recuperados
- 3.010 descartados
- 603 confirmados
- 16 casos ativos
- 48 em acompanhamento domiciliar
- 4.180 altas de acompanhamento
- 8 óbitos
- 1 óbito em investigação
Casos ativos
Dos 16 casos ativos, 06 estão hospitalizados (02 em leito de UTI e 04 em enfermaria) e os outros 10 estão em isolamento domiciliar, receberam orientações e estão sendo monitorados e acompanhados pela Vigilância Epidemiológica.
Casos suspeitos
Dos 6 casos suspeitos todos estão em casa com sintomas leves ou assintomáticos.
Casos recuperados
Pacientes que após 10 dias do início dos sintomas não apresentem sintomas a mais de 24 horas (casos leves que não necessitaram de internamento em leitos de UTI) e passam por avaliação clínica.
Todo caso recuperado deve continuar com os cuidados necessários (uso de máscara, distanciamento social, cuidados com a higiene) devido a não garantia de que pacientes já infectados possam ser considerados imunes à doença.
Acompanhamento domiciliar
A atenção também está voltada para os pacientes que estão cumprindo medidas de acompanhamento domiciliar. Diariamente é entrado em contato com todos os casos em monitoramento para
avaliação de sintomas.
Transmissão
A transmissão da Covid-19 no município já está caracterizada como transmissão comunitária, ou seja, não é possível identificar o agente transmissor. Todos os casos estão sendo investigados e ao decorrer da semana estarão sendo relatados qual a transmissão identificada dos casos.
Fique atento
- Todos que apresentarem sintomas característicos da Covid-19 (febre, tosse seca, dificuldade para respirar, dores no corpo, inflamação na garganta, coriza, diarréia ou tiveram contato com caso positivo) devem estar comunicando a Secretaria Municipal de Saúde entrando em contato com a unidade de saúde mais próxima, ou pelos telefones da Central de Atendimento Covid-19: (45) 99135-0731 ou (45) 99101-8355.
- Se precisar sair de casa, use máscara. O uso de máscaras é obrigatório em todo o Paraná (conforme lei estadual 20.189), o descumprimento da lei gera multa.
"Lave sempre as mãos, não receba ou faça visitas, não compartilhe
objetos, não toque o rosto. Cuidados simples protegem a todos."
Publicação do boletim será feita de segunda à sexta-feira.
Se precisar, ligue.
UBS Flor da Serra: (45) 3236-8353 / (45) 3236-8354
UBS Jardinópolis: (45) 3236-8363 / (45) 3236-8364
Central de atendimento Covid-19: (45) 99135-0731 / (45) 99101-8355
* todos os pacientes que apresentarem sintomas serão considerados suspeitos e será feita a coleta de material para realização de exame. O material coletado é encaminhado para o CMT - Centro de Medicina Tropical de Foz do Iguaçu e para o LACEN Fronteira - Laboratório Central do Estado do Paraná.
Dados oficiais da Covid-19 podem ser acessadas nos seguintes sites:
- Paraná: https://bit.ly/2JkdmEv
- Brasil: https://bit.ly/2SCwnH2