Comercio  -  Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2010

Ações de fomento e estabilização do comércio marcam 2010

A Secretaria de Indústria e Comércio de Serranópolis do Iguaçu realizou durante o ano de 2010 diversas ações com objetivo de fortalecer o comércio local. A principal atividade, e que demandou muito tempo e empenho da administração, da associação comercial e demais envolvidos, foi o Arrancadão de Jericos, que reuniu no município em torno de 70 mil pessoas em quatro dias.
O secretário de Indústria e Comércio, Marcelo Sergio Sehn, também destacou o Plano de Desenvolvimento Local (PDL), que está sendo organizado em parceria com o Sebrae. “Fizemos um levantamento das forças e fraquezas do município, para que pudéssemos otimizar as forças e minimizar as fraquezas, fazendo com que haja  equilíbrio e maior desenvolvimento para as micro e pequenas empresas”.
As ações estão sendo desenvolvidas durante todo o ano, um exemplo são os cursos de capacitação, para que os empresários aprendam a participar de pregões e licitações públicos e ter mais acesso ao crédito. O poder público também será capacitado para que aprenda a comprar no comércio local de maneira correta e legal.
Está sendo realizada ainda, em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Serranópolis do Iguaçu (Aciasi), a Campanha de Natal, que distribui cupons para quem comprar no comércio local. O sorteio dos prêmios será no dia 26 de dezembro, na área central do município.
Através do Fundo de Desenvolvimento de Serranópolis do Iguaçu (Fundesi) as empresas de Serranópolis tiveram acesso a cerca de R$ 100 mil de crédito, que foram empregados diretamente na melhoria dos estabelecimentos.
“Trabalhamos para incentivar o crescimento das empresas, fazendo com que atendam as necessidades da população, para que não precisem ir a outras cidades para adquirir produtos que oferecemos aqui. São ações simples, que fortalecem, melhoram e estabilizam o comércio”, destacou Marcelo.

PREVISÕES PARA 2011
A Secretaria de Indústria e Comércio propôs para a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes a implantação de uma disciplina de ‘Ação Empreendedora’ nas escolas municipais. “O aluno de hoje é o empresário de amanhã. Vamos plantar uma semente para frutificar daqui a 10 ou 15 anos. Estamos sempre buscamos uma melhor qualidade de vida”, afirmou o secretário de Indústria e Comércio.
Outro projeto que já está em andamento é a Sala do Empreendedor que irá atender aos empresários do município. Em parceria com a Associação Comercial será um local onde os interessados podem buscar orientações sobre todos os programas ofertados para o setor.
Além desse, também está sendo estudada a construção da sede da Associação Comercial. Para viabilizar a obra, os responsáveis buscarão recursos junto ao governo estadual e federal.
Assim trabalha a administração municipal, desenvolvendo atividades que apresentam resultados a curto e longo prazo, visando sempre o melhor para o município.

20/12/2010