Administração  -  Quarta-Feira, 03 de Junho de 2020

O programa Paraná Trifásico chega a Serranópolis do Iguaçu

<p>O programa Paraná Trifásico chega a Serranópolis do Iguaçu</p>

O prefeito municipal Ivo Roberti recebeu em seu gabinete o gerente da Companhia Paranaense de Energia (COPEL) unidade de Medianeira, Hemerson Almeida Orcesi, momento em que trataram vários assuntos entre eles o Paraná Trifásico que já está sendo implantado nas comunidades de Linha Progresso, Linha Pinheirinho e Linha Pedra Branca.

Hemerson explica que o programa representa a modernização das redes de distribuição na área rural.

Segundo o prefeito municipal Ivo Roberti "Este programa vai beneficiar os agricultores de Serranópolis do Iguaçu, eram frequentes os problemas de oscilações, após essa obra ser concluída acreditamos no fim deste problema".

O Programa Paraná Trifásico tem como objetivo aprimorar a infraestrutura, em especial no meio rural, para aumentar a qualidade do fornecimento de energia e a agilidade no restabelecimento do serviço, em caso de interrupções.

O Programa abrange a construção de novas redes trifásicas, novos pontos automatizados e a implementação de redes inteligentes.

A energia elétrica é um insumo fundamental para as atividades rurais e agroindustriais.

Na década de 1980 ocorreu um grande investimento na construção de rede para fornecimento de energia ao meio rural, o Clic Rural. Entretanto, por ser uma rede monofásica, não atende mais as necessidades, não sendo raras as interrupções, causando transtornos e prejuízos aos agricultores.

A produção intensiva de leite, frangos, suínos, tabaco e outros produtos exige mais qualidade de energia, dada a sofisticação dos equipamentos usados.

Entendendo isso, a COPEL inicia uma ação vigorosa, reforçando o sistema de distribuição de energia através do trifaseamento da rede. Serão 25.000 km de rede trifásica, exigindo um investimento de cerca de R$ 2,5 bilhões.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Secretaria Estadual de Agricultura e abastecimento.