Saude  -  Segunda-Feira, 10 de Fevereiro de 2020

Dia 15 (sábado) é o dia D de mobilização nacional contra o sarampo

.

<p>Dia 15 (sábado) é o dia D de mobilização nacional contra o sarampo</p>

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo deste ano começa nesta segunda-feira (10) e vai até o dia 13 de março, sendo o próximo dia 15 (sábado) o dia D de mobilização nacional.

A vacina estará disponível para o público de 05 a 59 anos de idade. Pessoas de 20 a 29 anos de idade deverão ser vacinadas independente do histórico vacinal.

DOENÇA - O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de cinco anos e podem causar meningite, encefalite, pneumonia, entre outras. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença.

SINTOMAS - Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer.

Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento com o aparecimento dos sintomas. Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.

As unidades de saúde estarão abertas para atendimento no dia 15 (sábado) das 08 as 17 horas. Compareça a unidade de saúde com sua carteirinha de vacinação em mãos.

 

 

Notícias relacionadas listar mais notícias

  • 15Mar

    Gravidez na adolescência é debatida nos Colégios Estaduais

    continuar lendo
     
  • 14Mar

    Grupo de Gestantes recebe Kits Maternidade em Serranópolis do Iguaçu

     

     

    continuar lendo
     
  • 14Mar

    Absorventes gratuitos podem ser retirados na Farmácia Popular em Serranópolis do Iguaçu

    continuar lendo