Cultura  -  Terça-Feira, 11 de Dezembro de 2018

Musicalização Infantil I e II

<p>Musicalização Infantil I e II</p>

No mês de Abril o Município de Serranópolis do Iguaçu deu um grande passo visando à sensibilização das crianças serranopolitanas. O Departamento de Cultura deu início às aulas de Musicalização Infantil I e II, com crianças de 3 a 7 anos.

A ideia surgiu em Janeiro, em uma reunião com os dirigentes e professores do Departamento de Cultura, onde, o professor Cezar Augusto Brandão de Freitas comentou sobre a Musicalização Infantil. A partir de então, Marieli Thais Meert – atual Diretora de Cultura – se propôs a planejar, organizar e implantar a nova Oficina no município de Serranópolis do Iguaçu.

Musicalizar é tornar a criança sensível e receptiva aos sons, promovendo o contato com o mundo musical já existente dentro dela, e, melhor ainda, fazendo com que ocorra uma apreciação afetiva e criativa dos sons que estão à sua volta. Da mesma forma, podemos definir a musicalização como a pré-escola da música, um conjunto de atividades que visam à sensibilização e que buscam ampliar os conhecimentos musicais da criança, de forma bastante intuitiva, inclusive com sua participação criadora.

Entretanto, é preciso que a musicalização seja estimulada, de alguma forma, em todo o convívio social, a começar em casa. Isso porque o desenvolvimento da musicalidade na primeira infância depende da vivência musical.

As primeiras aulas desta nova Oficina foram abrilhantadas pela presença dos alunos, que aproveitaram o curso, com alegria e energia, motivadas pelos professores e funcionários do Departamento: Isabella Ritter, Cézar Agusto Brandão de Freitas, Eliomar Steilmann, Jacó Nos, Luan Nos, Ivonir Garcia, Maria Madalena Bertolini, Marieli Thais Meert, Janaina Zanella e Gabriel Carling.

Mais fotos, clique aqui.