Ação Social  -  Terça-Feira, 25 de Setembro de 2018

Serranópolis fará capacitação para Família Acolhedora

Evento será aberto a toda comunidade à partir das 19:00 horas

<p>Serranópolis fará capacitação para Família Acolhedora</p>

A Administração Municipal de Serranópolis do Iguaçu, através da Secretaria de Assistência Social promoverá no dia 01 de outubro uma capacitação para Família Acolhedora.

O evento será realizado na Sala de Reuniões da Prefeitura. Sendo durante o dia para equipe técnica e a noite aberto para toda comunidade.

Os temas a serem abordados pela manhã serão: Lei Municipal referente ao Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora;  Atribuições e competências da equipe técnica do Serviço de Acolhimento; Medida de Proteção até a Destituição do Poder Familiar; Orientações acerca do trabalho da equipe técnica em consonância com o Poder Judiciário da Infância e Ministério Público; Relacionamentos da Equipe Técnica com Rede de Serviço Socioassistencial local (Educação, Saúde, Emprego e Renda, Assistência Social e Conselho Tutelar); entre outros.

Os temas a serem abordados a tarde serão: Contextualização Histórica do Acolhimento no Brasil; ECA (Medidas de Proteção); Rede de Serviço Socioassistencial local (Educação, Saúde, Emprego e Renda, Assistência Social e Conselho Tutelar); Troca de experiência do Serviço de Acolhimento Familiar em Família Acolhedora de Santa Terezinha de Itaipu com relatos práticos da equipe técnica, entre outros.

Os temas a serem abordados a noite serão: Contextualização Histórica do Acolhimento no Brasil; Atribuições e obrigações das famílias acolhedoras em atividade de Acolhimento conforme a Lei Municipal; Questões afetivas do Acolhimento Familiar – Apego, comportamentos e fases do desenvolvimento humano; encerrando com Simulação de um acolhimento (momento em que recebe o acolhido até a casa da família acolhedora).

Todo treinamento contará com três facilitadores, sendo eles: Mauro Celso Veiga de Oliveira – Assistente Social e atual Coordenador do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora; Andréia Simon – Psicóloga do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora; Renata Eli Gonçalo da Rosa – Assistente Social do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.

QUEM PODE PARTICIPAR DA CAPACITAÇÃO?

Durante o dia, de manhã e a tarde, o treinamento será somente para equipe técnica, incluindo o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, Conselho Tutelar e demais órgãos ligados ao tema.

A noite à partir das 19:00 horas o evento será aberto ao público em geral, na Sala de Reuniões da Prefeitura, podendo participar qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer mais sobre o tema e tornar-se uma família acolhedora.

Mais informações podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Assistência Social, ou através do telefone: (45) 3236-1122.