Cultura  -  Quinta-Feira, 17 de Junho de 2010

Grupo Corda e Fole faz primeiros shows

O grupo é composto por sete violões e três gaitas, duas ponto e uma piano

Grupo Corda e Fole faz primeiros shows

O Grupo Corda e Fole de Serranópolis do Iguaçu começa a conquistar fãs na região depois de suas duas primeiras apresentações. A primeira em Serranópolis do Iguaçu, na presença de mais de duas mil pessoas, emocionou o prefeito José Arlindo Sehn, entusiasta do projeto de criação do grupo. Em Medianeira, dias depois, os dez integrantes tiraram aplausos do público em evento que destacou o turismo e a cultura. A próxima apresentação é amanhã dia 18, na escolinha de governo no auditório FAG, em Cascavel. Mas para que os primeiros shows acontecessem, muito trabalho teve que ser feito.
No inicio de 2010 o prefeito José Arlindo Sehn, desafiou os professores que a seis anos dão aulas no município, para que criassem um grupo de shows composto por alunos das oficinas culturais, para apresentações em eventos locais e regionais levando o nome de Serranópolis do Iguaçu.
Imediatamente os irmãos Mazzola concordaram com a proposta, e preparam seu primeiro show em menos de três meses de trabalho.
Os dois queriam um grupo de violão e gaita, que resgatasse as culturas diversas nas várias regiões do país. Apresentaram o projeto para a administração pública de Serranópolis do Iguaçu incluindo no grupo crianças e adolescentes entre 10 e 18 anos que encontraram na música uma forma de aprendizado e cultura, entendem os irmãos. “Começamos do zero. O município fez os investimentos em instrumentos e aparelhagem de som e começamos com as aulas”, explica Alesandro. O grupo é composto por sete violões e três gaitas - duas ponto e uma piano -. “Nossa proposta é promover os estilos de todo o Brasil, mas em princípio começamos com músicas gaúchas, tradicionalistas e sertanejas”, explica.
“Recebemos elogios das primeiras apresentações e estamos contentes, vamos continuar ensaiando, e até o fim do ano nosso repertório deve ter cerca de 20 músicas”, conta Alesandro. Fellip explica que os irmãos desprendem bastante dedicação para que o grupo possa melhorar as qualidades técnicas e de apresentação a cada dia. “Mas o mais difícil, talvez, é controlar a emoção, os sentimentos das primeiras apresentações, os primeiros aplausos, trabalhamos também com o lado psicológico”, acrescenta Fellip.
Os irmãos que têm grande destaque na música regional, dão aulas também em Medianeira, em escola particular, e em Missal através da prefeitura daquela cidade.
E o projeto não pára por aí, a idéia de Alesandro e Fellip é intensificar as aulas para despertar a outros jovens músicos a vontade de participar do Grupo Corda e Fole. “Queremos integrar mais pessoas no grupo”, diz Fellip. “Vale destacar que só conseguimos isso por que a administração e os alunos confiam em nosso trabalho”, conclui Alesandro.

17/06/2010