Agricultura  -  Terça-Feira, 08 de Junho de 2010

Serranópolis adquire equipamentos agrícolas para repassar a agricultores

Serranópolis adquire equipamentos agrícolas para repassar a agricultores

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Serranópolis do Iguaçu realizou a licitação e compra de diversos equipamentos agrícolas. Os equipamentos foram adquiridos através da liberação de uma emenda parlamentar do deputado federal Assis do Couto.
Os equipamentos licitados são três forrageiras de silagem, três plataformas recolhedoras para múltiplas variedades de forragens, uma carreta agrícola graneleira de dois eixos, três distribuidores de fertilizantes, calcário e semeadeira, uma motosegadeira e três botijões de criogênio.
As três Forrageiras de silagem tiveram o valor máximo fixado pela licitação em R$ 38.700,00. A empresa vencedora foi Ceifagril Comércio de Peças e Implementos Agrícolas Ltda. O valor final foi de R$ 32.697,00.
As três plataformas recolhedoras para múltiplas variedades de forragem tiveram o valor máximo fixado em R$ 24.000,00. A empresa vencedora da licitação foi Tomazelli & Tomazzeli Com. de Implementos Agrícolas Ltda que estabeleceu o preço em R$ 15.000,00.
A carreta agrícola graneleira de dois eixos tinha o valor fixado em R$ 5.800,00 e foi comprada da empresa Oestemaq Com. de Máquinas Agrícolas Ltda por R$ 5.290,00.
A licitação fixou o valor máximo dos três distribuidores de fertilizantes, calcário e semeadeira, em R$ 28.500,00, e foram adquiridos das empresas Chiumento & Cia Ltda, Comércio Agrícola Capri Ltda e Silva Máquinas Agrícolas por R$ 20.630,00.
Os três botijões de criogênio tinham preço máximo de R$ 9.000,00 estabelecido em licitação. A ganhadora da licitação foi à empresa Alta Genetics do Brasil Ltda, com o valor de R$ 5.400,00.
A Motosegadeira que tinha o preço máximo fixado em R$ 9.200,00, não foi adquirida por nenhuma empresa se apresentar para participar da concorrência.
Os equipamentos adquiridos tinham o valor máximo estipulado em R$ 106.000,00, e foram adquiridos pelo montante de R$ 79.017,00, caracterizando uma economia de R$ 26.983,00. Os equipamentos que não tiveram oferta serão licitados novamente. O valor economizado através da licitação será destinado à compra de outros equipamentos agrícolas.
Esses equipamentos serão distribuídos para seis associações de moradores da área rural do município. “Com o repasse dessas máquinas conseguiremos desafogar o serviço da prefeitura que não está vencendo realizar esse tipo de trabalho. Assim o produtor não precisará esperar muito tempo para ter acesso ao serviço”, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ivo Roberti.
Devido a doações como essas algumas comunidades irão ter o equipamento completo. “Com a doação desses equipamentos algumas associações completam os equipamentos agrícolas necessários para atender a propriedades. Assim eles deixam de depender da prefeitura. O que é bom para a administração pública e para o produtor”, finalizou Ivo.

08/06/2010