Geral  -  Sexta-Feira, 05 de Março de 2010

Vereadores da base aliada garantem R$ 2,4 milhões de recursos para o município de Serranópolis do Iguaçu

Serranópolis do Iguaçu, correu risco de perder os recursos para está obra na foto abaixo

Os vereadores de Serranópolis do Iguaçu, aprovaram nas sessões dos dias 09 e 10/02, o Projeto de Lei 760/2010, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a abertura de crédito adicional especial, no valor de R$ 2.405,900,00

De acordo com o projeto, os valores necessários à abertura do crédito adicional especial serão provenientes de recursos do governo estadual e federal. Que certos valores já estão depositados em conta especifica do Poder Executivo para início das obras. No projeto destaca-se o valor de R$ 1.163,00,00 Convênio PROINFÂNCIA-  Construção de Unidade de Educação Infantil,  R$ 104.000,00 Aquisição de equipamentos agrícolas- Ministério da Agricultura, R$ 153.000,00 Implantação de sistema de abastecimento de água em São Carlos- Convênio Ministério do Desenvolvimento Agrário,  R$ 254.000,00  Construção  ginásio de esportes  de Jardinópolis –Convênio Ministério do Esporte, R$ 144.000,00- Convênio Ministério da Integração- Pavimentação poliédrica Palmital/Represo, R$ 104.000,00 – Convênio Ministério da Integração- Aquisição de Mini-Carregadeira,  R$ 95.000,00- Construção de pórtico de entrada do município,  R$ 134.000,00- Construção de quadra coberta área central,  R$ 102.000,00  Contrato CEF –Ministério das Cidades, R$ 8.900,00- Programa SISFRONT-MS,  R$ 144.000,00 Aquisições de equipamentos e manutenção de programas públicos.

Na votação

O projeto foi protocolado na câmara de vereadores no dia 05 de fevereiro, e na Primeira Sessão Extraordinária, realizada no dia 09, presidida pelo presidente da casa o vereador Evandro Mazurana, que na ordem do dia entre outros, destacou o projeto de lei nº. 760/2010, para Abertura de Crédito Adicional e outras providências.

Já de início o vereador Alberto Kamer, solicitou a retirada de pauta do referido projeto de lei, a sessão chegou a ser suspensa por uns instantes. Na retomada dos trabalhos o vereador Alberto pediu a retirada do requerimento, e em seguida solicitou que fosse registrado em ATA que a bancada do PT (Partido dos Trabalhadores) votaria contra o projeto de lei nº. 760/2010, por não concordar com o item sobre a construção do pórtico de entrada do município. Colocado em discursão e votação, o projeto foi aprovado por 5 (cinco) votos favoráveis sendo dos seguintes vereadores (as): Nilson Mário Konig, João Luiz Vincenzi, Cristina Preis Wehner, Dulce Zanatta e o voto minerva do Presidente Evandro Mazurama, sendo votos contrários 4 (quatro): Alberto Kamer, Julio Cezar Klaus da Silva, Eleonir Wessler e Clarita Filipim. Na segunda votação no dia 10/02, foi confirmada a votação do dia anterior o projeto foi aprovado por 5 votos favoráveis e 4 contra.

Projetos

A vinda de recursos aos municípios dependem de anos de trabalho, tanto por parte do Executivo e do Legislativo, que por sua vez elaboram projetos para liberação de recursos. A reprovação de projetos neste montante, ou seja, mais de R$ 2,4 milhões, representa 25% do orçamento anual do município, que deixariam de ser recebidos, pois o projeto em caso de desaprovação na câmara de vereadores, somente poderia voltar à votação no ano de 2011, assim os projetos teriam que ser devolvidos e o município perderia obras importantes para o seu desenvolvimento.

Recursos próprios

Para o município executar obras neste montante, com recursos próprios acabaria penalizando outros setores da administração, como a Saúde e Educação, e a manutenção da estrutura pública necessária ao bom atendimento à população, sendo assim os valores agora aprovados e adicionados ao orçamento de 2010, devem ser motivo de alegria a todos os moradores de Serranópolis de Iguaçu.

Construção do Pórtico de Entrada

A construção do pórtico estava prevista no orçamento de 2009, a sua conclusão só foi possível nos primeiros meses de 2010. A solicitação do executivo é para o pagamento da referida obra. O pórtico está localizado em um ponto estratégico do município, destacando o tradicional Arrancadão de Jericos de Serranópolis do Iguaçu, que já ganhou destaque a nível nacional.

“As informações acima descritas foram obtidas através de documentação solicitada a câmara de vereadores de Serranópolis do Iguaçu, através de ofício”.