Saude  -  Quarta-Feira, 24 de Fevereiro de 2010

Foz tem pelo menos 134 casos de dengue confirmados

Como dados de clínicas particulares não estão computados, número pode ser muito maior. Para Regional de Saúde, situação epidemiológica é grave

Pelo menos 134 casos de dengue foram confirmados na região de Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, colocando a população em estado de alerta, segundo a 9ª Regional de Saúde do Paraná. Outras 448 pessoas aguardam o resultado de exames para saber se estão com a doença. Para autoridades de saúde, a situação é grave é há grande possibilidade de que óbitos venham a ocorrer. “O que acontece é que a dengue, na região, deve ser vista como uma situação epidemiológica grave”, disse a responsável pela Regional, Anice Gazzaoui, em entrevista ao telejornal ParanáTV, da RPC TV.

Os municípios que compreendem a 9ª Regional são Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu. Os municípios onde a situação é mais grave são Foz do Iguaçu, com 81 casos confirmados, e Medianeira, com 51.

Segundo o supervisor de Combate à Dengue, Eran Silva, a conjuntura pode ser ainda mais alarmante. Isso porque muitas pessoas fazem exames em clínicas particulares e o resultado acaba não entrando para as estatísticas oficiais. “O número pode ser muito maior”, disse. Diante disso, haverá uma orientação para que as clínicas repassem os dados à Vigilância Sanitária e ao Centro de Zoonoses, para que se tenha uma dimensão exata do quadro na região.

Em Foz do Iguaçu, 120 agentes de endemias e pelo menos 200 agentes comunitários de saúde têm feito, permanentemente, ações de combate à dengue. O objetivo é orientar a população a eliminar focos do mosquito, limpando quintais e eliminando água parada e possível criadouros do inseto.

Gazeta do Povo

25/02/2010