Educação  -  Quinta-Feira, 14 de Agosto de 2014

Literatura em família

Literatura em família

Uma das ações dos professores que participam da Formação Continuada, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) do município de Serranópolis do Iguaçu, é envolver a família nos momentos de leitura com o envio da “Sacola Literária”, que fará a ponte entre família-escola, auxiliando a leitura com participação familiar e ajudando a desenvolver relações com o mundo da escrita.

Afirma Freire “Quando aprendemos a ler, o fazemos sobre a escrita de alguém que antes aprendeu a ler e escrever. Ao aprender a ler nos deparamos para imediatamente escrever a fala que socialmente construímos”.

Nessa perspectiva, o ato de ler e o ato de escrever são elementos indissociáveis no processo ensino-aprendizagem e devem estar vinculados às necessidades e interesse do público aprendiz. Portanto, deve-se estimular e propiciar ao alcance das crianças os livros infantis, permitindo-lhes penetrar em seu universo mágico dos sonhos. É o caminho não apenas de sua descoberta, mas também um dos mais completos meios de enriquecimento e desenvolvimento da alfabetização.

 

Notícias relacionadas listar mais notícias

  • 11Mar

    Alunos da Escola Municipal que realizam jornada escolar ampliada têm experiência educacional completa em Serranópolis do Iguaçu

    continuar lendo
     
  • 06Mar

    Professor Douglas Borella lança livro sobre Neurociência e Transtorno do Espectro Autista em Serranópolis do Iguaçu

    continuar lendo
     
  • 04Mar

    Biblioteca Móvel do Sesc atende alunos da rede municipal de ensino em Serranópolis do Iguaçu

    continuar lendo